Agências Campinas

Tenho um livro com muitas ideias de aplicativos para construir, e definitivamente este é um daqueles que demorou para sair do papel, não pelo nível de complexidade, mas pela falta de tempo e esquecimento.

Me recordo de muitas das vezes em que sai pelo centro da minha cidade de manhã, entregar currículos em diversas agências, de muitas pessoas que encontrei, amigos que fiz, e dos lugares que pouco a pouco se tornavam familiares. Mas me recordo também do que eu gostaria de melhorar, do que gostaria de facilitar na minha vida e das pessoas ao meu redor, e isso pode ser feito através do acesso a informação, é de onde provem o nascimento deste aplicativo.



Playstore: No momento não disponível

Experiências

Estou de casa nova, e cada vez mais ocupado com os projetos com os quais tenho me envolvido, mas sinto de maneira muito intensa que realmente preciso compartilhar essas palavras que vem fervilhando dentro de mim.


Hoje vou refletir um pouco sobre desenvolvimento de software.

Primeiramente preciso salientar que eu não sou um guru no assunto, sequer me considero um super programador, mas tento colocar paixão em tudo que eu faço, e em virtude disso, descobrir meios de fazer o que preciso de forma mais rápida, maior e eficiente.

Desenvolver um app (que alguém provavelmente vai utilizar), é como escrever uma história, e existem histórias boas e histórias ruins. Existem histórias pelas quais você se apaixona e quer compartilhar com o mundo, e existem histórias tão ruins que é um pecado terem sido criadas.


Assim como uma história, um aplicativo tem o poder de servir uma experiência, depende dos responsáveis pelo mesmo guiar o usuário final (por meio da composição do produto) a um caminho que pode ser excelente, ou lamentável.

Por sua vez para ser completa, uma expêriencia deve possuir inicio, meio, e fim. E cada uma dessas partes precisa ser coerente com o restante, é necessario se por no lugar do usuario, sentir o que ele sente, passar por onde ele passou, e isso tende a ser contextualizado a cada ramificação diferente de usuário que você possuir. Me recordo a alguns anos atrás de ler que o Mark Zuckerberg obrigou que alguns dos engenheiros utilizassem o facebook na plataforma Android, porque a experiência do app no sistema do robozinho verde era extremamente pobre quando comparada ao iOS. É muito comum que um usuário passe mais tempo dentro de seu produto do que voce mesmo, logo o feedback do mesmo, e a observação de como este interage com sua criação é um dos pontos a ser levado em conta sobre quais os próximos caminhos a se seguir.

Whatsapp Tricks

Whatsapp tricks (ou para os intímos, dicas para whatsapp)…

Este app foi de longe uma das coisas mais surpreendentes da qual eu pude fazer parte este ano, a muito eu tinha em mente fazer algo como isso, mas nunca havia chegado a faze-lo pelo simples fato de não ser nem um pouco complexo, e eu acreditava piamente que o retorno de um produto como este seria… Bem ZERO. Mas a minha perspectiva estava errada, e foi um erro feio, um erro RUDE, #paraNossaAlegria.

Disponível inicialmente em português e espanhol, o app consiste em um conjunto de simples dicas para WhatsApp (doze no total), não tem sistema de login, não possui nenhum mecanismo avançado, não faz cálculo, nem nada de complexo. É apenas um conjunto de abas contendo texto que pode facilmente ser encontrado na internet. E ainda assim, no inicio de abril enquanto eu monitorava o desempenho da aplicação, o que comecei a notar foram relatórios muito esquisitos no painel de desenvolvedores. Mais de 4.000 pessoas instalavam meu aplicativo POR DIA, e isso estava se repetindo um dia após o outro (e de maneira linear).
Notando este comportamento a segunda coisa que eu fiz foi atualizar o app e inserir anúncios!!!

Acima é possível verificar o rendimento deste app ao longo deste período (no Admob), e a seguir os dados no painel do google.

O app original não está disponível para quem não instalou (em virtude de um certo problema com alguns nomes e patentes do facebook), mas o mesmo foi reformado e já se encontra disponível novamente (e com um novo layout) na PlayStore.



Playstore: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.soucriador.phonetricks